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Pilates e Hérnia de Disco

Hoje em dia é muito comum as pessoas reclamarem de dores da coluna que possivelmente são ocasionadas por patologias instaladas ali.

Postado em 07/08/2015


Hoje iremos falar sobre uma delas que nos causa muito desconforto e também limitações : A Hérnia de Disco.

O disco intervertebral, tem a função de evitar o impacto e o atrito entre uma vértebra e outra. O excesso de uso ou força inadequada faz com que ele saia de sua posição normal comprimindo as raízes dos nervos que se ramificam a partir da medula espinal, ocasionando a hérnia de disco.

As regiões lombar e cervical são regiões instáveis, estão sempre expostas ao movimento, portanto é muito comum a hérnia de disco estar localizada na coluna cervical ou lombar.

Os exercícios diários que incluem fortalecimento e alongamento dos músculos profundos, podem evitar esse tipo de patologia e o método Pilates é um dos mais indicados para a prevenção.

O Pilates trabalha a musculatura profunda do abdómen porque durante a execução dos movimentos temos estar com ele contraído o tempo todo com a função de estabilizar a coluna tornando-o assim mais forte.

Mantendo a rotina das aulas conseguiremos uma musculatura profunda mais forte e alongada e estaremos prevenindo futuras lesões como também rompimentos dos discos intervertebrais da nossa coluna que terá como um dos ganhos o alinhamento.

É importante enfatizar a escolha de um bom instrutor de Pilates porque os movimentos para esse tipo de patologia deverão ser modificados de acordo com a necessidade de cada aluno.

Com uma coluna saudável seremos mais felizes, ganharemos qualidade de vida e evitaremos futuras patologias.

Mexer o corpo de maneira consciente é essencial porque movimento é Saúde, é Bem Estar !

Pratique Pilates !

 

"Um corpo livre de tensão nervosa e fadiga é abrigo ideal fornecido pela natureza para abrigar uma mente bem equilibrada totalmente capaz de atender com sucesso todos os complexos problemas da vida moderna."Joseph Pilates


Ada Celli Caria
Diretora da Vitality Pilates
Tutora da MK Pilates no Brasil

 

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Pilates fortalece o Assoalho Pélvico.

O assoalho pélvico é uma área do corpo ainda desconhecida por muitos e muito importante para auxiliar a nossa postura como também para evitar a incontinência urinária.

Postado em 17/03/2015


É uma região do corpo  formada por 13 músculos e que são responsáveis pela sustentação dos nossos orgãos internos. Funcionam como uma rede firme impedindo que os orgãos cedam a qualquer tipo de impacto. Uma vez que essa rede enfraquece, em um simples ato de espirrar ou tossir poderemos sentir o "xixi" escapar.
O que podemos fazer para fortalecer essa região tão importante do nosso corpo?
No Pilates falamos muito que a estabilização da coluna é importante para que os movimentos aconteçam com fluidez, controle e precisão,mas quando falamos da estabilização da coluna logo lembramos do nosso abdomen e não podemos isolar o assoalho pélvico nessa ação,ou seja o períneo deve estar gentilmente contraído o tempo todo,sendo assim estaremos ativando toda a musculatura profunda e teremos como benefício um abdomen e um assoalho pélvico forte e saudável.
Uma das maneiras para entendermos como ativar essa musculatura tão profunda é imaginarmos um cinto em nossa cintura preso no terceiro furo, podemos dizer que desta forma o nosso abdomen está 30% contraído. Um outro caminho é imaginar que estamos segurando o "xixi" o tempo todo. É muito importante dizer que sempre teremos que escolher  um dos dois caminhos citados para que não seja ser prejudicial ao períneo.
Não existem movimentos específicos para o assoalho pélvico dentro do método Pilates,mas o fato de termos os músculos dessa região acionados durante toda a aula,faz com que esse grupo muscular fique cada vez mais forte,ajudando o equilíbrio da coluna nos movimentos simples como também nos complexos.
Fazer uma atividade física sob a orientação de ativar esses músculos profundos é muito importante,pois teremos mais qualidade de vida e evitaremos problemas futuros.
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Por que praticar Pilates ?

Entenda quais são os benefícios do método Pilates na sua vida

Postado em 26/02/2015


Sempre que as pessoas vem procurar a Vitality Pilates, meu estúdio, a pergunta mais frequente é quais são os benefícios do método,sendo assim resolvi inaugurar o blog do meu site com um pequeno texto sobre o Pilates e os seus benefícios.

A maioria das pessoas hoje em dia são vítimas das dores ocasionadas pelas más posturas,entre elas estão os estudantes e profissionais de diversas áreas. O mais comum hoje em dia é procurar um profissional na area da saúde para ajudar a aliviar as dores e uma das indicações é a pratica de uma atividade física ,sendo assim o Pilates está entre as atividades mais indicadas.

Os benefícios do método são a educação postural, desenvolver a coordenação, melhorar a flexibilidade, a força muscular e nos proporcionar a consciência corporal. Um dos aspectos mais importantes da técnica começa pelos princípios básicos: a estabilização da coluna, que é dada através do abdomen, e a respiração.Esses dois importantes princípios estão acompanhados do controle e da fluidez durante a execução do movimento tanto no solo como também nos equipamentos.

É muito importante manter a rotina na prática do método porque através dela poderemos sentir a evolução do corpo, a postura pode ser perfeitamente realinhada,ganhamos tônus muscular e as tensões do corpo e da mente tendem a desaparecer suavemente.

Muitas práticas de atividades físicas se concentram em trabalhar os músculos maiores,mais fortes,enquanto estes se tornam firmes e mais volumosos,os músculos menores e mais fracos são esquecidos.No método Pilates os músculos mais fracos são fortalecidos e os músculos maiores aumentam sua mobilidade, criando assim um equilíbrio entre a musculatura global e a profunda.

A prática do Pilates em um estúdio tem grandes vantagens porque os instrutores planejam as sessões de acordo as necessidades de cada aluno. Qualquer pessoa pode praticar Pilates, a prática não tem contra indicação,pode ser praticado por pessoas de qualquer idade e nível de habilidade mas durante as sessões é muito importante que o instrutor respeite o ritmo de seu aluno,desta forma o progresso no movimento será alcançado de forma eficiente e segura.

A prática do Pilates tem auxiliado muito aos atletas que tem uma atividade esportiva intensa como corredores, ginastas, nadadores etc . Ela proporciona ao atleta mais flexível a estabildade e ao atleta com mais estabilidade a flexibilidade.
Hoje o Pilates se tornou muito popular e o mundo inteiro faz a prática do método,é muito importante escolher um estúdio certificado com instrutores qualificados,sendo assim você estará recebendo todos os benefícios para obter um corpo saudável e com equilíbrio.

"Eu devo estar certo.Nunca tomei uma aspirina,nunca perdi um dia em minha vida.O país inteiro deveria fazer meus exercícios. Eles seriam mais felizes" - Joseph Pilates


Ada Celli Caria
Diretora da Vitality Pilates
Tutora da MK Pilates no Brasil

 

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